O título já deixa bem claro onde e quando vocês poderão presenciar uma situação única. O local é o renomado Museu Guggenheim de Frank Lloyd Wright. Mas preste atenção, se você já esteve pelo Museu vale retornar. Com certeza, ESTE Museu que estou falando você nunca viu. E é por tempo limitado:
Com uma das maiores instalações em curso, o artista americano James Turrell transformou totalmente o icônico Guggenheim. A clássica espiral ganha força e repetição.
Mesclando a iluminação natural e artificial, Aten Reign, James Turell coloca uma cor no espaço, imitando as famosas rampas. A luz ganha materialidade, ponto forte de Turrell nos seus vários trabalhos, apresentando uma experiência dinâmica de percepção do espaço.
“A luz é um elemento poderoso” diz Turrell. “Nós temos uma conexão primordial com ela. Mas, para algo tão poderoso, situações para sentí-la presente são muito raras… Eu gostaria de trabalhar com ela de uma forma que todos possam sentí-la fisicamente, tocável, de modo a preencher o espaço.”
A mostra, que ficará durante todo o verão instalada no museu, faz parte de um projeto que coloca em 3 museus obras fenomenais de James Turrell. Solomon R. Guggenheim Museum, LACMA (Los Angeles County Museum of Art) e MFAH (Museum of Fine Arts Houston).
Claro que não são somente estas as instalações correntes do artista. No site dele você pode conferir em que partes do mundo existe a possibilidade de vivenciar uma experiência totalmente nova.
Para ver e sentir a luz de uma forma artística e transformadora, vale a pena!
Ciao Marina! Fantastica installazione eh? Ho appena scritto un pezzo bello lungo per LEDin che dovrebbe aprire la rivista di settembre…. nel frattempo ti segnalo un paio di video che non devi assolutamente perderti
http://goo.gl/Q7fQp behind the scenes
http://goo.gl/CBBgJ speciale sul NY times
A presto
Giacomo