Rio+20 – debates sobre energias sustentáveis

O Rio+20, que acontecerá no Rio de Janeiro na próxima semana, está prestes a começar e nele serão discutidas questões importantes sobre medidas para um desenvolvimento sustentável que nos guiará nas próximas décadas.

foto: Marília Saccaro

E a questão da energia não poderia ficar de fora. Este elemento presente em nossas vidas 24 horas por dia, que necessitamos para quase tudo o que fazemos hoje em dia. E para isso o retiramos de recursos naturais.
Das reuniões oficiais políticas, terão dois momentos que serão de nosso maior interesse: o debate sobre Cidades Sustentáveis e Inovação e sobre Energia Sustentável para Todos, no dia 18/06/12, onde o Governo Brasileiro, juntamente com as Nações Unidas irão debater as possíveis medidas a serem a adotadas pelos seus dirigentes para melhorar os seus países.

Muitos eventos independentes também se espalharão pela cidade nesta próxima semana, um deles será o TEDxRio+20 (11 e 12 de junho), o debate será sobre o Poder do Ser Humano e a nossa capacidade de pensar, agir e poder de mudança. Achei o tema muito interessante, pois em momentos de mudança é necessário haver um pensamento claro, boas idéias e muita perseverança e coragem para agir.

A sustentabilidade não é algo simples, exige um novo pensamento e a colaboração de tudo e de todos. Implantar novos pensamentos e idéias em uma sociedade que sempre fez um processo igual por anos é difícil, porém com a colaboração de todos e acreditar na nova idéia lhe dá o poder de mudar.
A conferência se preocupou desde o inicio com a sustentabilidade do evento e foram criados manuais descritivos para as instalações efêmeras e temporárias que foram construídas para o evento. Houve sempre a preocupação em utilizar o máximo possível da luz natural em abientes onde isso será possível. Para a geração de energia, serão utilizados nos geradores diesel misturado com 20% de Biodiesel.
Para a iluminação artificial, foram utilizadas as lâmpadas mais eficientes do mercado, como LED, fluorescentes T5 e vapor metálico. Para as áreas externas foi preciso haver cuidado com a questão pouco discutida aqui no Brasil que é Poluição Luminosa, deixando apenas luminárias orientáveis e luz indireta. As lâmpadas permitidas para as áreas externas são vapor de sódio e LED.
Acho muito importante de tenhamos cada vez mais consciência e que dentro do possível possamos fazer a nossa parte para um desenvolvimento cada vez mais sustentável, tanto em nossas casas como no nosso trabalho e tudo isso refletido em tudo que projetamos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s