Feliz Primavera 新年快樂

A festa acontece no hemisfério oriental, e é chamada de Festa da Primavera. No ocidente do planeta é chamada de Ano-Novo Chinês, mesmo sendo ela comemorada por quase todo o continente asiático.

O ano acabou de começar!

O calculo é feito através da análise dos ciclos solar e lunar, base do calendário chinês, por isso ela é flexível – entre 21 de janeiro e 19 de fevereiro. Cada Lua Nova representa um novo mês. Este ano, a data caiu exatamente HOJE!

Então, FELIZ ANO NOVO!!

O povo é festeiro como brasileiro (no bom sentido claro)… Originalmente seriam 15 dias de comemoração, que culminariam no grand finale com a festa das Lanternas. A origem? Uma lenda, do monstro Nian que a cada 12 meses aparecia para se alimentar de humanos. Como evitar o massacre? Só tinha um modo: assustar ele com  estrondos rumorosos e usando a cor vermelha. Daí nasceu a tradicional queima de fogos de artifício*.

Já repararam que a luz está sempre presente de alguma forma?

A festa em si hoje se reduz entre 1 e 3 dias dependendo o país onde é comemorada, mas durante esses 15 dias as famílias ficam reunidas, e se procura usar vestidos na cor vermelha. Mais detalhes voce pode encontrar no site – em italiano – ilsussidiario.net

* origem do fogo de artificio: nasceu justamente na Asia (voce lembra da aula de Historia no colégio, quando se aprende que a polvora foi levada para a Europa depois dos descobrimentos – cruzadas, grandes navegaçoes?). Os fogos de artificio, coloridissimos e barulhentos, sao considerados como uma maneira eficaz para espantar os espiritos malignos – eles tem medo da luz e da confusao. (olha a luz de novo! espantando quem nao é legal). Nao vamos esquecer que o manuseio deles continua sendo perigoso.

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s