Halloween Light Show 2011

Hoje, 31 de outubro é o Dia das Bruxas. Um termo que traduzido perde a essência da origem, já que essa é anglo-saxônica. Existem algumas explicações para a sua origem, mas nenhuma delas é considerada “oficial”.

1. Halloween vem do termo ‘noite sagrada’, entre os dias de 31 de outubro e 1° e novembro. Hallow evening acabou sendo encurtada para Halloween.

2. All Hallow’s Eve é o resultado da tentativa da Igreja Católica de restringir as comemorações, entre elas a festa “pagã” do Samhain (fim do verão celta), na noite anterior ao Dia de Todos os Santos. Na verdade, aqui na Itália, ao contrário do Brasil, o feriado é no dia 1° de novembro. All Hallow’s Eve seria então a vigília do dia anterior ao feriado católico.

Com certeza a data remonta há séculos atrás, durante a Idade Média. Bruxas, luz de velas, nos remete ao período antes do iluminismo, do desenvolvimento das tecnologias e entre elas, da luz elétrica.

Muita coisa mudou desde então, e a festa é mais famosa pelo sucesso dela nos Estados Unidos, mas na verdade ela foi levada pelos imigrantes, irlandeses, ingleses, de etnia e cultura celta. A visão desse povo em relação à luz natural – dia e noite – era muito diferente daquela vista pela cultura latina.

Eis que entra em cena um cidadão americano, da Califórnia. Há mais ou menos quatro anos ele começou a fazer verdadeiras instalações luminosas na sua casa: Halloween Light Show. Automação e dinamicidade, respeitando o tempo das músicas apresentadas, este ano a versão é a LED RGB, substituindo as lâmpadas tradicionais incandescentes/halógenas. Essa mudança nesse caso é muito bem-vinda pois a economia na potência instalada total se reduz drasticamente. A vantagem do LED em relação aos outros tipos de iluminação – fluorescente, vapor metálico, sódio – é que, assim como a incandescente e a halógena, se pode brincar de ligar e desligar continuamente, que o acendimento é instântaneo e não sacrifica tanto a lâmpada. Dessa forma, a troca realizada nesse ano não compromete o resultado final. Aliás, até o melhora já que como cores em geral são mais intensas e variadas.

Mas chega de papo técnico, vamos aos efeitos obtidos: para quem quiser ver a diferença, no youtube você pode encontrar as instalações dos anos anteriores.no canal do youtube, KJ92508, o mentor e idealizador da idéia disponibiliza os vídeos com as apresentações, realizadas às 19.30, todos os dias, nesse período que antecede a festa. Assim os vizinhos não precisam reclamar, já que tem uma duração curta!

O sistema a LED é comandado por controles DMX, utilizado incialmente nos espetáculos e peças teatrais. A vantagem de tudo isso foi a instalação de um sistema muito mais flexível, com 8x a mais de canais para controlar de forma diferenciada e mais flexível o acendimento de cada elemento luminoso, chegando a um total de 1144 canais.

fonte:

KJ92508

by marinafrigeri

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s