Contemporary Lighting Context

Ao longo das próximas semanas estarei publicando um pouco do material absorvido, escutado e visto em um evento muito bacana de iluminação, realizado nos últimos 3 sábados em Como, Itália.

Eu tive o prazer de estar presente nos dois últimos sábados, mas infelizmente não teve muita participação ativa de Lighting Designers. Uma pena já que, conferências gratuitas, abertas também ao público em geral estão cada vez mais raras. A iniciativa partiu do lighting designer Romano Baratta em colaboração com ComOn, e organizada pela Associação Cultural Erodoto.

O tema englobador do evento obviamente foi a iluminação. Mas no termo mais amplo possível, dando espaço tanto para a iluminação cenográfica, técnica, funcional, como para a discussão da difusão da Cultura da Luz, da profissão do Lighting Designer e da antropologia no contexto.

O interessante nessa estória, não foi usar somente termos técnicos e precisos, compreensíveis apenas para quem trabalha na área, mas transportar esse conhecimento “à luz” de todos.

Situado no quartel De Cristoforis em Como, além das conferências, foram convidados 14 profissionais da área para criar uma instalação luminosa no edifício. Cada um recebeu uma sala em um andar, sempre com as mesmas dimensões, e o enfoque era utilizar a história existente e a impressão que temos de um quartel com o efeito obtido através da iluminação. Dessa proposta inicial surgiram instalações muito interessantes. Aos poucos elas também ganharão espaço aqui.

Para quem tem curiosidade em saber melhor o que aconteceu e não quer esperar a publicação dos posts, no site do Lighting Context citado acima, se pode encontrar todas as informações, fotos e vídeos do evento.

3 respostas em “Contemporary Lighting Context

  1. Pingback: LED – desabafo de um lighting designer italiano | na velocidade da luz

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s